TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Minha foto
RIO DE JANEIRO, RJ, Brazil
PEDAGOGA. GRADUADA PELA UNIABEU - ANO 2010/1.

domingo, 4 de outubro de 2009

ATIVIDADE 3: ANÁLISE IMAGÉTICA






Estágio: Jardim Escola Janelinha Para o Mundo - Turma: 4º Ano

Esta imagem nos retrata o perfil de uma Escola Construtivista, onde os alunos aprendem através da construção do conhecimento, de forma lúdica e prazerosa, possibilitando a participação efetiva e a interação de toda a comunidade escolar no processo ensino/aprendizagem.

É uma montagem de vários momentos da peça sobre a Independência do Brasil, que os alunos do 4º Ano apresentaram para todos alunos (do maternal até o 5º ano). Isso, vem provar que apesar de ainda haver o modelo tradicional de ensino, algumas instituições utilizam-se das novas tendências, levando os alunos a interação e a integração com o meio. É uma forma de despertar a atenção e o interesse dos pequeninos, que ficam entusiasmados com a peça e assimilam com mais falicidade o tema gerador, inclusive porque ao final da apresentação os alunos/atores, ficam um tempo disponível para responder aos questionamentos feitos pelos alinos/espectadores. E os professores aproveitam para posteriormente desenvolverem mais atividades com esses aluninhos completamente encantados como espetáculo apresentado.

E como estagiária, posso ter a oportunidade de vivênciar essa experiência enrequicedora, onde o aluno é visto como sujeito integrante do processo de ensino. E cada vez mais passo à admirar o grande Mestre Paulo Freire, que sempre lutou para adoção de uma Pedagogia diferenciada, onde os alunos pudessem participar das aulas expondo suas idéias, criatividade, opiniões e os professores servindo de mediador desse processo, explorando as aptidões e habilidades de cada um individualmente, respeitanto suas particularidade e peculiaridades no processo de aprendizagem, explorando o currículo oculto de cada um.

"Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da pólítica, constato não para me adaptar mas para mudar." (Paulo Freire, 2007. Pedagogia da Autonomia, p 77).

Andréa Mell

Nenhum comentário:

Postar um comentário